Pages

10 setembro 2011

Dieta do chá das 3 ervas

Enxugue até 6 Kg em 1 mês.
Beber uma xícara de chá é bom para espantar o frio.
Se combinar plantas com o poder de acelerar o metabolismo,
desintoxicar e desinchar, você também emagrece. E depressa!
Aprenda aqui como combinar as ervas

Chegamos ao período do ano que menos favo­rece a dieta. É fácil trocar a salada por comi­das mais substanciosas e cremosas, o suco li­ght por chocolate quente, a fruta pelo brow­nie... Tudo é megacalórico. Mas assim que o tempo vol­ta a esquentar e as roupas deixam de esconder os exces­sos cometidos à mesa, bate o arrependimento. A saída para mudar essa história está aqui: a dieta do chá das três ervas. Ela aquece o corpo, conforta o estômago e aju­da a eliminar os quilinhos que, no último verão, deixa­ram você insegura na hora de investir naquele jeans.
O segredo é beber de três a quatro xícaras de uma in­fusão preparada com ervas termogênicas (aceleram o metabolismo, favorecendo a queima de gordura), desin­toxicantes (eliminam as toxinas, deixando o organismo menos resistente ao emagrecimento) e diuréticas (evi­tam a retenção de líquido, contribuindo para uma barri­ga lisinha). Assim, você combate o excesso de peso de várias maneiras e potencializa o resultado do cardápio de 1200 calorias (vejo Refeições leves + chá = corpo em for­mo) que acompanha esta dieta.

Antes que você fique tentada a acrescentar mais de três ervas na mesma xícara, atenção: essa é uma medi­da segura. "O uso de muitas plantas faz com que elas en­trem em competição, diminuindo o efeito uma da outra. E o objetivo é justamente o contrário: permitir que elas trabalhem em sinergia, aumentando o efeito emagrece- dor do chá", explica a fitoterapeuta e nutricionista Van­derli Marchiori, da VM Nutrição e Fitoterapia, em São Paulo. Outro procedimento importante: "Procurar sem­pre adquirir as ervas em lojas especializadas, que ga­rantam o manuseio e armazenamento corretos das plan­tas." Mas você pode combiná-las a seu gosto — para isso, consulte o quadro As ervas que vão secar os excessos e es­colha uma de cada grupo.
Só mais uma observação para o sucesso da dieta: mantenha o mesmo mix de ervas por três dias. "As plan­tas precisam desse tempo para que possam agir de ma­neira eficiente no organismo e, então, acelerar o ema­grecimento", orienta Vanderli. Depois, mude a combi­nação para criar um novo estímulo e evitar qualquer risco de toxicidade. "Embora não tenham contraindi­cações, não se deve usar nenhuma erva por um perío­do muito prolongado." Nem por isso vão faltar opções para você variar o chá. Então, coloque a água para ferver e passe um inverno enxuto - sem excesso na cintura!


As ervas que vão secar os excessos
Escolha uma erva de cada grupo e prepare seu chá emagrecedor. Lembre-se: use a mesma mistura por três dias. Depois disso, faça uma nova combinação:

TERMOGÊNICAS: efeito queima-gordura
Elas fazem corn que o metabolismo trabalhe mais rápido, aumentando a queima de calorias e, consequentemente, de gordura. Algumas também têm ação lipolítica (quebram a molécula de gordura já acumulada no organismo), além de reduzir os níveis de colesterol.
·      Boldo (Pneumus boldus), carqueja (Baccharis trimera), chás verde, branco e vermelho (Camellia sinensis), casca de laranja amarga (Citrus aurantium), fucus (Fucus vesiculosus), guaçatonga (Caesaria sylvestris), hibisco (Hibiscus sabdariffa) e salsaparrilha (Smilax spp).
DESINTOXICANTES: ação limpeza
Capturam e eliminam pela urina a gordura e as toxinas que sobram do processo metabólico-circulando em excesso no organismo, essas substâncias atrapalham o born funcionamento do sistema linfático e emperram a perda de peso. As ervas desse grupo também reduzem a formação de gases, evitando a sensação de barriga inchada e volumosa.

·      Alecrim (Rosmarinus officinalis), bardana (Arctium lappa), camomila (Matricaria recotita), capim-cidreira (Cymbopogum citrato), cardo-santo ou cardo-mariano (Carduus sanctus), centelha (Centella asiatica), coentro (Coriander spp), dente-de-leão (Taraxicum othcinalis), erva-doce (Pinpinella anisum), espinheira-santa (Maytenus ilicifolia), hortelã (Mentha piperita) e sálvia (Salvia officinalis).
DIURÉTICAS: fim da retenção hídrica
Favorecem o trabalho dos rins na filtragem da linfa (líquido que carrega as impurezas para fora do organismo). Isso facilita a eliminação das toxinas pela urina, combatendo o inchaço e ajudando o organismo a responder melhor a dieta.

·      Alfafa (Medicago sativa), borragem (Borago otheinalis), cabelo de milho (Zea mays), cavalinha (Equisetum arvense), quebra-pedra (Phyllantus niruri) e sete sangrias (Cuphea balsamona).

5 boas combinações
Se tiver dúvida na escolha das ervas, siga as sugestões da nutricionista e fitoterapeuta Lucyanna Kalluf, do Instituto de Prevenção Personalizada, em São Paulo.
1. Chá branco + hibisco + carqueja: o mix exerce ação desintoxicante, eliminado toxinas e gordura, além de melhorar o funcionamento do intestino. E tudo isso faz você perder peso.
2. Dente-de-leão + centelha + alfafa: com alto poder diurético, drena o excesso de líquido e ajuda a varrer para fora do organismo as toxinas que, em excesso, fazem você acumular peso.
3.  Chá verde + boldo + cavalinha: potente termogênico, acelera a queima de gordura. Também auxilia na limpeza das toxinas, fazendo o organismo responder melhor a dieta.
4. Carqueja + centelha + cavalinha: tem efeito diurético, pois melhora o funcionamento do fígado. Isso ajuda a desinchar rapidamente, deixando a barriga mais lisinha.
5. Dente-de-leão + chá verde + hibisco: acelera a queima de gordura, além de melhorar o metabolismo do açúcar e da gordura. Com isso, evita que essas substâncias colaborem para o aumento da cintura

Ferva e abafe

Preparar o chá da maneira correta é essencial para deixar a bebida mais gostosa e eficiente contra as gordurinhas. Siga o passo a passo.

·   Coloque as ervas (1 colher de sopa de cada uma, com exceção do chá verde que deve ser usado em menor quantidade: apenas 1 colher de sobremesa) em um recipiente de vidro ou porcelana. Metais como inox ou alumínio interferem negativamente nas propriedades do chá. Em uma panela à parte, (leve 1 litro de agua ao logo e, assim que começar a ferver, jogue sobre as ervas. Abafe com uma tampa ou um pires por 10 minutos. Coe e beba frio ou quente, no intervalo das refeições.
·   Faça apenas a quantidade de chá que você vai consumir no dia. De um dia para o outro, a bebida perde as propriedades fotoquímicas e deixa de promover os efeitos esperado.

Fonte:Revista Boa Forma

0 comentários: