Pages

10 abril 2012

Você quer realmente emagrecer



"Enquanto você usar a comida como escudo para protegê-la do mundo, perder peso será uma tarefa difícil e desgastante. E quase sempre fadada ao fracasso."
Já consultei vários médicos e nutricionistas, mas não consigo perder peso. Dois ou três dias depois de começar uma dieta, fico triste, inquieta e irritada. Então, saio devorando tudo o que aparece na minha frente, engordando tudo o que havia emagrecido. Aí, deixo de ir à academia, não transo, não faço nada. Vivo na expectativa de que o dia seguinte vai ser diferente, mas nada muda. Fico cada vez pior e sem saber o que fazer. Karina*, 27 anos

Karina,
Querer e não querer emagrecer são desejos antagônicos. Portanto, faça a seguinte pergunta a si mesma: qual deles eu quero realmente que se torne realidade? Sem saber essa resposta, nada nem ninguém pode mudar sua história com a balança - nem mesmo bons profissionais. Por isso evite culpar os médicos e nutricionistas que você consultou. Menosprezar a si mesma também não funciona. Pior: enfraquece a autoestima e aumenta a angústia. Outro desafio que você deve estabelecer como meta é mudar sua relação com a comida, deixando de enxergá-la como um "remédio" para sua tristeza e irritação. Ela até pode promover a sensação de alivio, mas é por pouco tempo - ou seja, a tristeza volta logo e acompanhada de culpa e outros sentimentos desagradáveis. O ideal é sempre estabelecer uma relação de amor e afeto com os alimentos que nutrem seu organismo. Isso, sim, traz conforto e não engorda.

Em outras palavras: a simbologia da comida é muito mais ampla que a quantidade de calorias, gorduras ou carboidratos. Assim que você tiver essa consciência, além de descobrir se realmente quer emagrecer, os obstáculos para a perda de peso deixarão de existir - ou se tornarão bem menos resistentes.

* Nome trocado para preservar a identidade da leitora.

O psicoterapeuta Marco Antonio De Tommaso vai ajudar você a se conhecer melhor .

 Fonte: Revista Boa Forma - novembro/2011

1 comentários:

rachel disse...

Encontrei meu equilibrio não sendo radical, sem deixar de comer o que gosto, sem me privar...

É difícil mas temos que tentar :)