Pages

07 maio 2012

Café da manhã: Como ele ajuda no controle do peso?

Aqui vão alguns motivos pelos quais tomar um café da manhã saudável pode ajudá-lo a perder o peso em excesso e manter essa perda de peso:

 Fome reduzida. Tomar café da manhã pode reduzir sua fome mais tarde no dia, o que pode tornar mais fácil evitar comer demais.
Quando você pula o café da manhã, pode se sentir faminto depois e ficar tentado a arrumar um “conserto” rápido – como uma máquina que vende doces, refrigerantes ou salgadinhos no escritório ou redondezas do seu local de trabalho.

Além disso, o jejum prolongado que ocorre quando você pula o café da manhã pode aumentar os níveis de insulina do seu corpo, o que, por sua vez, pode aumentar o armazenamento de gordura e o ganho de peso. Na verdade, pular o café da manhã aumenta o seu risco de obesidade.

 Escolhas saudáveis. Tomar café da manhã pode colocá-lo na linha para fazer escolhas saudáveis o dia todo. Quando você toma café da manhã, você tende a ter uma dieta mais saudável o dia todo, mais nutritiva e menor gordurosa. Quando você pula o café da manhã, é mais provável que você pule também as frutas e os legumes durante o resto do dia, pois fica com uma sensação de que já começou o dia mau e quando isso acontece você tende a acreditar que então não vale a pena fazer escolhas boas no resto do dia, se ele já não começou como deveria.
 Mais energia. Tomar café da manhã lhe dá energia, aumentando sua atividade física durante o dia. Um café da manhã saudável abastece seu corpo e mente e repõe as reservas de glicogênio que dão aos seus músculos energia imediata. Pular o café da manhã está associado à atividade física diminuída, cansaço e desmotivação.
Os melhores alimentos a serem consimidos no café da manhã são carboidratos, fibras e proteínas, pois esses tipos de alimento o manterão sem fome por um longo período e ainda lhe darão bastante energia para começar o seu dia com a corda toda. Ovos com pães, omeletes, frittatas ou cereal de fibras com leite desnatado ou semidesnatado são as melhores opções. Evite tomar um café da manhã “ralinho” achando que está economizando calorias como comer bolachinhas de água e sal, que são a mais pura enganação, já que contêm farinha branca e gordura (ou você acha que essas bolachas são feitas literalmente só de água e sal?!) ou alimentos que não possuem muito valor nutricional nem fibras como pão branco com manteiga.

Então, se você pular o café da manhã – seja por estar ganhando tempo ou cortando calorias – você deve reconsiderar, especialmente se você está tentando controlar seu peso. Se você vai cortar alguma refeição, corte a janta. A janta é a melhor refeição para ser substituída por um shake como Diet Shake ou similar, pois você não precisa de energia para dormir!


0 comentários: