Pages

20 maio 2012

Dicas para acabar com o hábito de beliscar o dia todo

Há pessoas que não conseguem ficar muito tempo sem mastigar alguma coisa ao decorrer do dia. Se você é uma delas, cuidado! "A pessoa que tem o hábito de comer exageradamentealimentos ricos em sódio, gorduras e açúcares corre o risco de ter aumento de peso indesejado, além de estarem propensas a desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, dislipidemias (aumento anormal da taxa de lipídios no sangue)", alerta a nutricionista Rizia Melo.

A dica para ter uma vida saudável, mesmo sem tempo de comer de três em três horas, é não pular refeições, devendo ter, pelo menos, as três principais; café da manhã, almoço e janta. "Uma das duas últimas pode ser substituída por um lanche saudável (pão integral, folhas verdes, legumes e um filé magro) ou sopa. Para o restante do dia, opte por carregar na bolsa ou no carro barra de cereais, biscoitos integrais sem recheio, sementes oleaginosas e frutas", complementa a nutricionista.
E não vale encher a bolsa com biscoitos recheados, passar toda hora no fast food e beber refrigerantes de três em três horas, vamos cooperar com o nosso corpo! Se você sente a necessidade de comer toda hora, não abuse desses alimentos de fácil acesso e de alto teor de gordura e açúcares. "Use alimentos integrais, frutas secas e legumes em forma de palitos que podem saciar a vontade de comer da pessoa e fornecer nutrientes", sugere Dra. Rizia.
O importante é somente ter atenção à quantidade de alimento que está sendo ingerido, pois até frutas secas em excesso também podem engordar. "Tomar chás como de camomila e erva-cidreira, além das propriedades que controlam a ansiedade, ao ser ingerido o chá pode promover a sensação de saciedade e diminuir a vontade de comer", avisa Rizia.
Portanto, nada de abusar e colocar a culpa na ansiedade. Aliás, não são apenas as pessoas ansiosas que beliscam o tempo todo! "O comer compulsivamente também pode estar associado à deficiência da função de alguns hormônios responsáveis por enviar mensagem de saciedade para o sistema nervoso, transtornos emocionais e alimentares", alerta a nutricionista.
Se você não consegue parar de comer durante o dia, fique mais atenta, cuide do seu corpo e procure um especialista para manter sempre a sua dieta balanceada suprindo todas as suas necessidades. O seu corpo agradece!

0 comentários: