Pages

18 maio 2012

Dieta do flash

Você já ouviu falar na dieta do flash? A tal dieta consiste em fotografar a comida antes de se alimentar. O resultado da dieta vai depender do efeito que essa fotografia vai causar em você.

Segundo uma pesquisa, tirar foto das refeições faz pessoas comerem menos. No entanto, os especialistas alertam que a prática pode aumentar a ansiedade.
dieta do flash pode até parecer piada, mas o estudo, publicado em uma revista científica, afirma que, por ter provas fotográficas de quanto eles próprios estão se alimentando, essas pessoas acabam sentindo-se culpadas sobre a qualidade e a quantidade do que eles estão comendo. Estas agendas fotográficas também tornam mais fáceis manter um guia sobre o número de calorias consumidas, dizem cientistas.
Muitos especialistas argumentam que os diários da comidaonde o consumo diário é anotado em um bloco de notas (conheça o Diário de Calorias), pode ajudar a não comer demais.
Eles funcionam deixando a pessoa envergonhada de si mesma fazendo a comer menos todos os dias. Entretanto, manter uma agenda consome muito tempo, além de ser um tanto complicado. Em um estudo foi pedido que 43 pessoas gravassem o que eles ingeriram por uma semana, em palavras e em imagens.
Quando os investigadores criaram questionários aos voluntários, os diários fotográficos foram muito mais eficazes e precisos em demonstrar as calorias e um poderoso "desincentivo" para comer demais.
Um voluntário disse aos investigadores: "Eu tinha que pensar mais cuidadosamente sobre o que eu ia comer porque eu tive que tirar uma foto". Outro voluntário da dieta do flash disse que o diário fotográfico melhorou a qualidade de sua dieta. "Percebi que não havia muitas verduras na minha dieta, o que significa que eu deveria tentar comer mais legumes e frutas."
Em contrapartida, os diários que eram escritos depois de cada refeição e não forneceram um lembrete poderoso do tamanho e qualidade das refeições e lanches. "Globalmente, os participantes demonstraram maior consciência da sua dieta ao visualizar as fotografias do que refletindo sobre as suas notas escritas," disseram os pesquisadores.
Durante o estudo, os voluntários usaram máquinas fotográficas descartáveis. Mas os investigadores disseram que câmeras digitais dariam resultados mais imediatos.
Estudos revelaram que pessoas que fazem uma nota do que comem perdem três vezes mais peso do que aqueles que simplesmente tentam comer mais saudavelmente. Parece que a dieta do flash é um bom abrir de olhos.

2 comentários:

Carla Renata disse...

eu ja me acostumei a anotar.. qdo não anoto fico perdidinha nas porções..bjokas

Meudesafio-Diariodiet disse...

Eu começo a anotar depois paro e assim vou...