Pages

02 julho 2012

Minerais fundamentais para sua saúde

Você sabe o que são minerais e de que forma contribuem para a saúde?

Minerais são micronutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo e possuem diversas funções: ação antioxidante, fortalecimento do sistema imunológico, formação dos ossos, atuação nas funções cerebrais, entre outras. Conheça os minerais presentes na alimentação e entenda os benefícios oferecidos por cada um deles:
- Cálcio: fica concentrado nos ossos e dentes, contribuindo para a prevenção da osteoporose e desenvolvimento ósseo. É o mineral mais abundante no organismo.Onde encontrar? No leite e derivados.
- Ferro: contribui em diversas funções do organismo, como otimização da memória, atenção e aprendizagem; no transporte de oxigênio e na prevenção de infecções. Está presente principalmente no sangue. Onde encontrar? No bife de fígado.
- Potássio: está relacionado ao metabolismo das proteínas e carboidratos. Possui ação reguladora dos líquidos corporais. Onde encontrar? Na banana.
- Cobre: fundamental para um crescimento e reprodução saudáveis. Atua no organismo para que o ferro seja incorporado na hemoglobina, além de auxiliar no aproveitamento da vitamina C. Onde encontrar? Nos peixes e ostras.
- Zinco: participa na divisão celular, nos processos de crescimento e desenvolvimento e na transmissão dos impulsos nervosos, dentre outras funções.Onde encontrar? Na carne bovina e no feijão.
- Selênio: possui ação antioxidante, atuando no combate aos radicais livres. Onde encontrar? Nas oleaginosas, como nozes e castanhas.
- Magnésio: atua em praticamente todos os processos do organismo, tais como: manutenção da função dos nervos, músculos e ritmo cardíaco estável; além de oferecer boa resistência óssea e desenvolver o metabolismo energético. Onde encontrar? Cereais integrais e leguminosas como a ervilha.
E lembre-se, assim como os demais nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo, a carência de minerais causa diversas deficiências como anemias, baixas no sistema imunológico e comprometimento das funções cognitivas, tal qual a memória e o aprendizado.

0 comentários: